Nesta família, emitida entre 1986 e 1988, foram lançados inicialmente os valores de 10, 50, 100, 500, 1000, 5000 e 10.000 cruzados.
Classificação: FE (Originais)
Cédula de 10 Cruzados (Flor de Estampa (FE))
Estampa:
Anverso: Retrato de Rui de Oliveira Barbosa (1849-1923), tendo a esquerda composição representativa de sua mesa de trabalho.
Reverso: Composição baseada em fotografia cedida pela Casa de Rui Barbosa, mostrando o homenageado discursando na Segunda Conferência da Paz, realizada em Haia em 1907.
Cédula de 50 Cruzados (Flor de Estampa (FE))
Estampa:
Anverso: Retrato de Oswaldo Gonçalves Cruz (1872-1917).
Reverso: Vista do edifício principal do "Instituto Oswaldo Cruz", no Rio de Janeiro, construído pelo homenageado.
Cédula de 100 Cruzados (Flor de Estampa (FE))
Estampa:
Anverso: Retrato de Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), ladeado por composições representando realizações de seu governo (energia elétrica, transportes, agricultura).
Reverso: Composição que representa, em primeiro plano, os prédios que compõem o Congresso Nacional, tendo como fundo, a esquerda, o "Catetinho" e a direita, vista do Palácio da Alvorada.
Cédula de 500 Cruzados (Flor de Estampa (FE))
Estampa:
Anverso: Retrato de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), ladeado por representação de vitórias-régias, em alusão a Amazônia.
Reverso: Villa-Lobos regendo; ao fundo, vista de uma floresta brasileira, fonte de inspiração permanente do artista, baseada em gravura de Rugendas.
Cédula de 1000 Cruzados (Flor de Estampa (FE))
Estampa:
Anverso: Retrato de Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), tendo a esquerda o emblema da Academia Brasileira de Letras.
Reverso: Estampa representativa da Rua Primeiro de Março, no Rio de Janeiro, (antiga Rua Direita), baseada em foto de 1905.
Cédula de 5000 Cruzados (Flor de Estampa (FE))
Estampa:
Anverso: Retrato de Cândido Torquato Portinari (1903-1962), tendo, a esquerda, gravura com trecho final do painel épico "Tiradentes", concluído em 1949.
Reverso: À esquerda, gravura baseada em foto que mostra Portinari desenhando o painel "Baianas". À direita, outra gravura lembra elementos do painel "Paz", que evoca cenas da infância do artista em Brodósqui (SP).
Cédula de 10.000 Cruzados (Flor de Estampa (FE))
Estampa:
Anverso: Retrato de Carlos Chagas (1879-1934), baseado em foto de 1931, tendo, a esquerda, gravura representando esquema clássico do ciclo evolutivo do protozoário "Trypanosoma cruzi" (o barbeiro).
Reverso: Gravura mostrando Carlos Chagas trabalhando em laboratório.
Obs.: Foto meramente ilustrativa. As numerações e séries não são as mesmas.
Moedas, Cédulas, Folders, Réplicas e Muito Mais Em Materiais Numismáticos, a SETEPRINT NUMISMÁTICA tem. Folhas, Pastas, Quadros no Acrílico e Catálogos.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade